quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Um giro pela Eletricidade – Equipamentos e máquinas


Banco de Baterias

Grande quantidade de baterias ligadas em séries mas com o valor de tensão muito maior do que uma bateria ou pilha comum. Muita gente pensa: “por que baterias em uma hidrelétrica?” As baterias funcionam como a energia reserva da hidrelétrica. No caso de uma pane, as baterias entram em ação e são usadas para fechar ou abrir válvulas e compartimentos, iluminar lâmpadas, alimentar painéis, entre outros equipamentos necessários em casos emergenciais. Como mostra a figura abaixo:


Medidores

É um conjunto de equipamentos sensíveis a variações usados para medir e demonstrar corrente, tensão, potência, temperatura, etc. Há uma grande quantidade de medidores pela hidrelétrica, analógicos ou digitais, essenciais para os técnicos que garantem o funcionamento e a manutenção da distribuição da energia. Segue abaixo duas imagens de medidores presentes na hidrelétrica:















Gerador

É onde se converte a energia mecânica (força da água) em energia elétrica. O gerador tem um sistema pré-distribuidor que direciona a água para a entrada do distribuidor que é composto por uma série de palhetas móveis acionados por um mecanismo hidráulico montado na tampa da turbina, sem contato com a água. O distribuidor controla a potência da turbina regulando a vazão de água manual ou automaticamente. O rotor e o eixo, como mostra a última foto, é onde se converte a potência hidráulica em potência mecânica no eixo da turbina. Segue alguns fotos abaixo:


gerador 1 - simulador
Gerador 2











Tampa da Turbina.

Transformador

Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões e/ou correntes baseados na lei de Faraday do campo magnético. Segundo a Faraday, é possível criar uma corrente elétrica em um circuito submetendo-o a um campo magnético variável. Com os transformadores, é possível aumentar em muito o valor de tensão ou corrente sem alterar o valor da potência. Em Três Marias há quatro grandes transformadores. 2 deles são ligados separados com os geradores 1 e 2 e os outros 2 são ligados aos geradores 3 e 4 e 5 e 6. Isso é devido ao fato dos geradores 1 e 2, conseguirem produzir maior potência. Segue abaixo algumas das fotos da viagem técnica:












Motores / Bombas

Os motores são equipamentos que transformam energia elétrica em mecânica (ou o contrário de um gerador) enquanto as bombas são equipamentos que adicionam energia aos líquidos. No caso da hidrelétrica, ambas tem praticamente a mesma função. Eles são equipamentos usados para drenar água em excesso ou são usadas para levar água para pontos específicos por exemplo para resfriar ou para levar ar comprimido para partes subterrâneas da hidrelétrica. Segue duas imagens uma de uma bomba e outra de um motor:











Disjuntores

São equipamentos destinados a proteger de forma automática o circuito de correntes de sobrecarga ou curto-circuito. A sua função básica é a de detectar uma falha na corrente elétrica, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida. Diferem dos fusíveis que após interromperem a corrente se tornam inúteis, o disjuntor pode ser rearmado permitindo de novo a passagem de corrente como anteriormente funcionando assim também como chave. segue abaixo uma imagem de um disjuntor:


Capacitor

É um componente usado para armazenar energia em forma de campo elétrico. Ele fornece essa energia, quando não há energia suficiente da fonte de alimentação. Por causa disso, o capacitor usado em fontes alternadas, estabiliza-a deixando a mesma quase constante dependendo do valor e da sua qualidade. Segue abaixo uma imagem de um capacitor: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário